Pesquisadores da Esef/UFPel analisam jogos de futebol

Após realizarem diversas avaliações motoras e fisiológicas com jogadores de diferentes times de futebol da cidade, pesquisadores da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (Esef/UFPel) passam a analisar o comportamento técnico-tático do futebol pelotense.

“O scout (termo técnico para análise dos jogos) é estratégia essencial para o melhor entendimento de como times e jogadores se posicionam e se comportam durante uma partida. Este procedimento é amplamente utilizado em grandes centros esportivos, e agora estamos estruturando mais esta iniciativa aqui em Pelotas”, observa o professor Fabrício B. Del Vecchio, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico da Esef. Segundo ele, com estas informações, consegue-se observar se um atleta está acertando muito ou pouco, e em quais setores do campo ocorrem as maiores falhas ou deficiências.

Para que as informações das partidas sejam traduzidas em números e em dados objetivos para utilização por parte da comissão técnica, ocorrem três processos sucessivos: filmagem da partida; análise computacional das informações do jogo, com programa específico; e produção de relatório aos profissionais interessados.

Atualmente, além do professor Fabrício, o aluno de mestrado Yuri Salenave Ribeiro e o acadêmico de graduação Marcelo dos Santos Vaz dedicam-se a estas atividades. Segundo Ribeiro, os dados são úteis em dois sentidos distintos: além de a comissão técnica ter informações sobre seu time, ela pode estudar os adversários e seus pontos vulneráveis.

Publicado em 20/03/2013, na categoria Notícias.