Dipi mantém reuniões em Montevidéu

foto1.jpg A semana entre 12 e 15 de março comportou um conjunto de reuniões em que a UFPel se fez presente em Montevidéu, por meio do Dipi (Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais). Os temas transitaram entre tratativas para regulamentação de uma hidrovia da Lagoa Mirim entre Brasil e Uruguai, formação de uma faculdade binacional de enfermagem e obstetrícia na fronteira Rio Branco-Jaguarão, novos convênios da UFPel com MERCOSUL e UDELAR, além da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu – todas pautas a serem levadas a cabo no médio prazo. Foi ainda possível atender a um seminário acadêmico sobre o novo pensamento latino-americano em desenvolvimento, promovido pela CEPAL e AUGM na UDELAR, onde ministros, reitores, organismos internacionais se fizeram presentes.

Segundo o diretor do Dipi, Gustavo Vieira, “é mais que simbólico que a primeira viagem internacional da atual gestão seja para Montevidéu, trata-se também de uma expressão concreta da vontade política de expandirmos a internacionalização a partir da América Latina, e, portanto, dos países do MERCOSUL”. Na foto, o diretor do Dipi, à direita, com o professor Álvaro Maglio, secretário executivo da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu.

Publicado em 18/03/2013, na categoria Notícias.