Início do conteúdo

Semana de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na UFPel tem 2ª edição

alfabetizacao-idade-certa.jpg Na próxima semana(18 a 22), ocorrerá em Pelotas a segunda edição do Curso de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, cujo objetivo é oferecer a formação inicial de 40 horas aos professores que não puderam participar da primeira ação do Pacto implementada em janeiro.

Na primeira edição, a UFPel recebeu, em Pelotas e em Porto Alegre, aproximadamente 350 professores oriundos de 138 municípios gaúchos, os quais darão continuidade à Formação continuada ao longo do ano de 2013. Nesta 2ª edição, serão mais 150 professores que virão à cidade participar da formação oferecida pela Equipe Pacto-UFPel.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um projeto da Secretaria de Educação Básica – MEC que pretende impactar a Educação Básica brasileira por meio da implementação de um conjunto de ações que compreendem a Formação continuada de professores dos Anos Iniciais, a distribuição de materiais didáticos (Livros e Jogos) a todas as salas de alfabetização e a proposta de monitoramento e avaliação de todo o processo.

Como um desdobramento do Pró-Letramento, o Pacto amplia o escopo dos projetos até agora desenvolvidos pelo Governo Federal, à medida que, para garantir o direito às crianças de estarem alfabetizadas aos oito anos de idade, se abre à participação de todos os professores que estejam à frente de uma classe de alfabetização (1º, 2º, 3º anos e multisseriadas). A proposta foi arquitetada de forma a criar um sistema de redes de formação, estando na base os professores que atuam nas classes iniciais, e na coordenação das ações de formação Universidades e Grupos de Pesquisa voltados à produção de conhecimentos referentes à aquisição da leitura e da escrita.

Publicado em 15/03/2013, na categoria Notícias.