Secretário Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico visita a UFPel e apresenta programas

dsc08564.JPG O secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, acompanhado pela deputada estadual Miriam Marroni, visitou a Reitoria da UFPel nesta quinta-feira (14), quando abordou dois programas, o de Parques Tecnológicos e o de Polos de Inovação. Prodanov foi recebido pelo reitor Mauro Del Pino e membros da Administração Central da Universidade.

“A Zona Sul tem enorme potencial. O Governo do Estado tem uma política de financiamento à inovação, ciência e tecnologia capaz de fazer avançar o desenvolvimento regional”, disse o secretário.

dsc08577.JPG A ideia do Governo do Estado é incluir novas áreas no Polo da UFPel, dando um novo perfil a ele, para que não seja somente de alimentos. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação iniciou um trabalho de prospecção das novas áreas dentro da Universidade. No dia 4 de abril, o Governo do Estado lança os editais dos Polos Tecnológicos do Rio Grande do Sul.

Sobre o outro programa tratado, a Secretaria chamará uma reunião em Porto Alegre para debater um projeto único de Parque Tecnológico. Do encontro participarão a UFPel, a UCPel, o IFSul e a Prefeitura de Pelotas.

“Temos de nos associar a tudo isto, estreitar relações e contribuir com os projetos, para que nossos objetivos de desenvolvimento sejam atingidos”, disse o reitor, durante a audiência. Desta forma, Del Pino lembrou o trabalho da Agência da Lagoa Mirim e seus projetos na região. “A Universidade deve pensar e propor alternativas”, refletiu.

O reitor fez referência à criação de um centro, com as universidades de todo o RS, para articular pesquisas para o desenvolvimento, e de outro, para a formação de professores de nível superior.

O atendimento de demandas de grupos de economia solidária, como da área de agroecologia, arranjos produtivos locais e cooperação internacional foram alguns dos temas também tratados na reunião desta quinta-feira.

Publicado em 15/03/2013, na categoria Notícias.