Início do conteúdo

Arquitetura apresenta Plano de Diretriz de Preservação para Jaguarão

Na próxima quarta-feira, dia 20, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel apresenta, em Jaguarão, um Plano de Diretrizes de Preservação para a cidade, solicitado por órgãos da área, tendo em vista o tombamento nacional do seu Centro Histórico. O município está entre os quatro gaúchos contemplados com verbas do Governo Federal para projetos de preservação.

O trabalho foi feito dentro da disciplina de Técnica Retrospectiva, do Projeto de Arquitetura e Urbanismo chamado de Projeto 8, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb. A cadeira é ministrada pelos professores Ana Lúcia Costa de Oliveira, Aline da Silveira e Sylvio Arnoldo Jantzen, com a participação do professor do Departamento de Tecnologia da Construção Sérgio Lund Azevedo, na linha das manifestações patológicas da construção.

O Projeto já passou por diversos municípios como Pinheiro Machado, Pedras Altas, São Lourenço do Sul, Rio Grande, São José do Norte, Pedro Osório, Herval e Cerrito e agora chega a Jaguarão.

A disciplina responsável pelo trabalho tem por meta produzir diretrizes de preservação para as prefeituras municipais das cidades da região de abrangência da UFPel. O trabalho apresentado nesta quarta envolve levantamento, cadastro e mapeamento do Centro Histórico da cidade de Jaguarão.

Pela manhã, o grupo da FAUrb visita as obras de revitalização da Enfermaria Militar e, às 14h, apresenta os projetos para autoridades e comunidade local, em ato que se realizará na Secretaria de Cultura de Jaguarão.

Publicado em 15/03/2013, na categoria Notícias.