Expectativa e emoção na divulgação dos aprovados no Pave

dsc08504.JPG Em cerimônia cercada de expectativa entre as pessoas que se fizeram presentes ao plenário dos Conselhos Superiores da UFPel, no antigo Liceu, no final da manhã desta quinta-feira(14), o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, acompanhado da diretora de Concursos do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC/UFPel), Helenara Plaszewski Facin, fez a entrega oficial do Listão de Aprovados no Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar).

dsc08485.JPG Das 402 vagas ofertadas nesta modalidade, foram aprovados 282 estudantes, que ingressarão na Universidade em 2013. “O não preenchimento de todas as vagas é um caso atípico, que se explica no fato de não ter havido inscrições em alguns dos 71 cursos cadastrados no período de avaliação 2010/2012”, observou Del Pino. Segundo ele, as vagas que sobraram serão direcionadas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), através de novas chamadas orais.

O reitor da UFPel destacou que a novidade desta edição do Pave foi a destinação de 40% das vagas ao sistema de cotas sociais, sendo a intenção da Universidade atingir em breve o índice de 50%.

Júbilo
dsc08495.JPG Para alguns pais e para o próprio estudante Kevin Maahs Klein, presentes à solenidade, a expectativa que cercou a espera pela divulgação dos aprovados transformou-se em júbilo e comemoração, no momento em que o reitor Mauro Del Pino fez a leitura dos primeiros colocados no concurso. O ato seguinte foram lágrimas e abraços.

São estas as cinco melhores classificações:
1 – Glória Araújo da Silveira – Medicina (Bacharelado)
2 – Mateus Gomes Lucas – Engenharia Civil (Bacharelado)
3 – Bernardo de Souza Hack – Medicina (Bacharelado)
4 – Kevin Maahs Klein – Medicina (Bacharelado)
5 – Renata Garcia Gonçalves – Medicina (Bacharelado)

O Programa
O Pave é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo gradual e sistemático, que acontece ao longo do Ensino Médio, alicerçado na integração entre a educação básica e a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino. O Programa permite o acompanhamento das aprendizagens construídas pelo aluno durante o Ensino Médio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo.

Confira aqui  http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/pave/  o Listão de aprovados pelo Pave, para ingresso em 2013. O edital de matrículas será publicado pelo DRA nesta sexta-feira (15), na página  http://www.ufpel.edu.br/alunos/index.php?link=home.

Publicado em 14/03/2013, na categoria Notícias.