Professor do País Basco troca experiências na UFPel

pais-basco.jpg Compartilhar encurta as distâncias, rompe fronteiras e une o conhecimento. Há dois anos, um convênio firmado entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade do País Basco, na Espanha, reforça o compartilhamento de ideias. Um dos cursos beneficiados por essa troca de informações é o de Engenharia Industrial Madeira. Natural de San Sebastián, o professor Jalel Labidi chegou a Pelotas ainda em janeiro para participar de pesquisas vinculadas ao programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, graças ao programa Ciência Sem Fronteiras.

Labidi trabalha com Pesquisa de Materiais e Biorrefinaria no Departamento de Ingeniería Química y del Medio Ambiente de la Universidad del País Basco e no último fim de semana retornou à Espanha para continuar seus estudos. Durante o período no Brasil, além da pesquisa, ministrou palestras temáticas aos alunos do curso da UFPel. De acordo com Labidi, o interessante do intercâmbio é conhecer outras maneiras de trabalhar. “Normalmente temos uma visão concreta das coisas, quando ampliamos nosso campo de visão, mudamos nossas ideias”, disse.

De acordo com o professor de Engenharia Industrial Madeira da UFPel, Darci Gatto, a pesquisa realizada em conjunto busca biopreservantes para madeira e teve início em junho. A duração prevista é de três anos. “O ganho em conhecimento para a UFPel é imenso e em menos de um ano já enviamos quatro alunos daqui para a Universidade na Espanha”, disse. O projeto é proporcionado por um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ligado ao programa Ciência Sem Fronteiras.

(reportagem Diego Queijo – D. Popular / foto Jô Folha – DP)

Publicado em 13/03/2013, na categoria Notícias.