Instituição abre 20 vagas para brasileiros interessados em cursar medicina na Rússia

Seleção dos candidatos segue até o dia 25 de março para o embarque que acontece em junho

A Aliança Russa de Ensino Superior começou a entrevistar brasileiros interessados em cursar medicina na Universidade Estatal de Kursk, considerada uma das melhores da Rússia. São 20 vagas abertas para estudantes com fluência em inglês e que já concluíram o Ensino Médio. A seleção dos candidatos inclui reunião com os pais e análise do histórico escolar.

Antes do início das aulas de medicina, os alunos passarão três meses pela Faculdade Preparatória, onde aprenderão física, química e biologia, aplicada à medicina, em inglês. Aulas desse idioma, evidentemente, também fazem parte da grade.

A Universidade fica a cerca de 500 quilômetros da capital Moscou. Kursk é uma cidade de custo de vida baixo e esse é um dos principais motivos pelos quais muitos estudantes estrangeiros têm procurado a instituição para conseguir um diploma médico europeu. Atualmente, mais de 250 alunos brasileiros estão matriculados. A relação custo-qualidade de ensino é incomparável com a maioria das cidades do mundo, já que o estudante terá acesso a um dos melhores sistemas educacionais, com turmas de, no máximo, 12 alunos.

O valor cobrado por aluno é simbólico por conta da política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo russo. Em média, cada estudante desembolsa entre R$ 7 mil e R$ 10 mil por ano em despesas entre curso e moradia, valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil, devido ao subsídio dado pelo governo russo aos estrangeiros. A duração do curso é de seis anos e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.aliancarussa.com.br ou pelos telefones 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515.

Estudo reconhecido
A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, na obtenção da documentação necessária para permanência legal no país, inscrição na universidade e assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao destino.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Publicado em 13/03/2013, na categoria Notícias.