UFPel e Metroplan estabelecem diálogo sobre transporte para o campus Capão do Leão

dsc08289.JPG A UFPel e a Metroplan estabeleceram um canal de comunicação permanente, visando a qualidade do transporte para o campus Capão do Leão. A Metroplan é a fundação ligada ao Governo do Estado encarregada de controlar o transporte coletivo em regiões metropolitanas.

O reitor Mauro Del Pino e o coordenador de Relações Institucionais, Hemerson Pase, receberam, na quinta-feira (7), o diretor de Transporte, Marcus Damiani, e o coordenador de Planejamento Operacional da Metroplan, Jackson Lopes, quando conversaram sobre as demandas da UFPel sobre o tema. As duas instituições ficarão em contato, trocando informações com o objetivo de ajustar os serviços com as demandas da Universidade.

Durante o encontro, o reitor questionou os técnicos da Metroplan sobre a superlotação e o estado dos ônibus para o campus. Baseados em fiscalizações, os diretores afirmaram que não há superlotação. Eles disseram que nos controles, que são feitos regularmente e com metodologia, a superlotação não aparece. Mostraram resultados de trabalho feito em abril de 2012, que realizou 1.250 controles. Em 950 destes, relataram, os ônibus transportavam 40 passageiros, em 148 de 40 a 49 usuários, em 111 de 50 a 59 e em 39 de 60 a 69 pessoas, todos os números dentro do permitido.

Os técnicos informaram que as fiscalizações são sempre feitas em dias úteis e em todos os turnos. A Lei, disseram, permite o transporte de até duas vezes o número de passageiros em pé do que a capacidade de sentados. Consideraram que às vezes as pessoas querem viajar sentados e que o porte de mochilas pode complicar o trânsito dentro dos ônibus.

Sobre a regularidade das linhas, os usuários podem consultar os horários no site da Metroplan, http://www.metroplan.rs.gov.br/linhasitinerarios, escolhendo Aglomeração Urbana do Sul. Conforme os dirigentes, as fiscalizações podem ser feitas sob demanda ou reclamações, pelo 08005104774. Os técnicos ficaram de enviar à UFPel a metodologia aplicada nas pesquisas de controle, o que deverá ser publicado assim que recebido.

Quanto à licitação do serviço que faz a linha para o Capão do Leão, os representantes da Metroplan disseram que provavelmente seja ainda do tempo do Daer e que poderá estar vencida.

Noite
Na audiência, realizada no gabinete da Reitoria, Del Pino apresentou à Metroplan demandas futuras da Universidade, em função do uso noturno do Campus Capão do Leão. Os diretores disseram que, no momento em que a Universidade necessitar de linhas em novos horários à noite, a Metroplan tomará as providências. Da mesma forma será estudada resposta a um possível aumento de fluxo de passageiros, em função de demanda por construção de uma Casa do Estudante no local.

Publicado em 08/03/2013, na categoria Notícias.