Nota do Conselho de DAs e CAs

O Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos emitiu a seguinte Nota:

“CONSELHO DE DIRETÓRIOS E CENTROS ACADÊMICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Ao Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (COCEPE) e Reitoria UFPel

O Conselho de DAs e CAs da UFPel vem por meio desta nota se colocar, enquanto fórum representativo desta universidade, em relação à proposta de calendário acadêmico 2013, no que se refere à unificação das Semanas Acadêmicas de cursos.

1. Da forma da aprovação da proposta no COCEPE:
Primeiramente, gostaríamos de manifestar insatisfação com a maneira com que foi aprovado o calendário acadêmico 2013- resolução que afeta toda a comunidade universitária e, portanto, primeira da nova administração que deveria ter cumprido a proposta de discussão democrática e participativa da comunidade – e que, em sua aprovação, não contou com esse recurso democrático. Vindo a resolução da administração central sem as ressalvas colocadas em nota posterior à decisão, sem os devidos esclarecimentos, sem a explanação clara sobre o que era proposto e, mesmo que assim fosse, sem discussão ampla. Diversos estudantes os quais representamos aqui hoje se manifestaram contrários à resolução de criar uma semana acadêmica unificada, com data pré-definida, em regime de imposição, já que esses mesmos estudantes (organizadores das semanas acadêmicas de seus cursos) não foram em momento algum consultados e sabem dos problemas que implicariam a realização de uma semana unificada, tanto estruturais como financeiros e pedagógicos, afetando a multidisciplinaridade, a autonomia das entidades e a forma com que sabemos que ocorre uma SA.

2. Da Autonomia dos Centros e Diretórios Acadêmicos no que tange a organização das SAs:
As semanas acadêmicas são construídas com muito esforço, dificuldades e ainda com necessidades que os Diretórios e Centros não são providos nem de recursos e nem estrutura mínima para cumprir. Ainda assim, há muitos anos nesta universidade temos organizado e levado adiante (muitas vezes sem apoio nenhum dos colegiados) esse grande evento, com importância ímpar na formação acadêmica extraclasse. Deparamos-nos com muito mais que uma simples data prevista no calendário acadêmico neste momento. Deparamo-nos com uma discussão feita a portas fechadas sobre um evento o qual organizamos, gerimos, criamos e REIVINDICAMOS. Nossa autonomia não deve ser ferida e de maneira alguma prejudicada. Seja por uma data imposta ou por qualquer resolução sem prévia discussão com os principais interessados: os que provêm e que usufruem das SAs. Os estudantes.

3. Nossa resolução e reivindicação à este Conselho e à Reitoria:
Em primeiro lugar, FLEXIBILIZAÇÃO FORMAL desta data imposta, sendo a mesma apenas mais um instrumento de garantia do nosso direito à realização de Semanas Acadêmicas. Diminuir a burocratização em relação às datas das SAs dos cursos que não desejam participar do evento unificado, e aprovação imediata desses processos. GARANTIA de espaço físico e condições necessárias para a realização dos eventos, e também de que os colegiados de curso irão ser informados por meio oficial desta flexibilização, garantindo que os estudantes não sejam obrigados por seus próprios colegiados a participar da Semana Unificada ou influenciar na data da realização dos eventos independentes do evento unificado. As Semanas Acadêmicas demandam muito trabalho. Não queremos passar a maior parte de nossa organização lutando pelo que já havíamos previsto na mesma, e não desejamos perder nem um décimo de nossa autonomia já conquistada. Portanto, regularização sim, formalização sim, aumento da burocracia e riscos para nossa autonomia, não.

Sem mais para o momento, aguardamos o posicionamento oficial deste conselho.

Pelotas, 25 de Fevereiro de 2013.”

Publicado em 07/03/2013, na categoria Notícias.