Criação de Conselho busca a internacionalização da UFPel

Na última quinta-feira, dia 28 de fevereiro, ocorreu a primeira reunião do Conselho Consultivo de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Conselho Relinter) no auditório da reitoria, cuja finalidade será o estabelecimento de uma instância de debates e deliberações para direcionar a atuação das coordenadorias da UFPel e fomentar a internacionalização dessa instituição. O Conselho se reunirá, inicialmente, com periodicidade mensal.

Estavam presentes nessa reunião um grupo de coordenadores de cursos de pós-graduação com nota CAPES 5 e acima, os pró-reitores acadêmicos e outros professores que já são colaboradores do DIPI, ficando em aberto uma ampliação do Conselho para o desenvolvimento da visão de conjunto da universidade. A aproximação entre as coordenadorias da universidade ajudará na construção de uma política acadêmica mais coesa de relações interinstitucionais e internacionais. Para tanto, o Conselho estabeleceu comitês temáticos para aperfeiçoar o seu papel executivo.

O Conselho objetiva também conectar as coordenadorias à integralidade da instituição, aos setores e unidades acadêmicas implicadas, bem como colaborar com as tomadas de decisões e auxiliar na elaboração do planejamento estratégico de internacionalização da instituição.

A primeira reunião foi coordenada pelos professores Gustavo Vieira, diretor do DIPI, e Hemerson Pase, da Coordenação de Relações Interinstitucionais. O panorama e os desafios foram apresentados a debate dos conselheiros, assim como os projetos vindouros que foram acolhidos em meio a muitos debates e sugestões, sendo que algumas necessidades já pareceram óbvias a todos presentes como, por exemplo, ter um material de divulgação institucional pensado conjuntamente e traduzido, além da urgência pela tradução do website da UFPel. Para saber mais, entre em contato com o DIPI pelo email dipiufpel@gmail.com.

Publicado em 06/03/2013, na categoria Notícias.