Reitor e Prefeito de Rio Grande acertam ações para o desenvolvimento regional

zoom_5136489998a4d.jpg Uma parceria visando o desenvolvimento regional, através de ações conjuntas em áreas como as de mobilidade urbana, do transporte hidroviário e da produção de alimentos, foi a pauta principal do encontro entre o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer. A reunião ocorreu nesta terça-feira (5) à tarde, na Prefeitura de Rio Grande, e teve a participação do diretor da Agência da Lagoa Mirim da UFPel, Maurizio Quadro. A possibilidade de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade e o Município está sendo estudada.

Fruto do encontro, UFPel e Prefeitura de Rio Grande unirão forças para buscar recursos para a reforma da Eclusa do São Gonçalo, em função da Hidrovia Brasil Uruguai. As duas instituições desenvolverão ainda ações dentro do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, no sentido de contemplar produtores familiares que se dediquem à produção orgânica e ecológica. Del Pino e Lindenmeyer trataram também de projeto de mobilidade urbana que tem a participação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

“Nossa vontade é estabelecer uma relação fraterna, que gere desenvolvimento sustentável para Rio Grande, Pelotas e região”, frisou Del Pino, após breve apresentação de Quadro sobre os potenciais da UFPel e as possíveis parcerias que podem ser ajustadas.

Receptivo às propostas, o prefeito destacou a importância da aproximação do Executivo com as instituições de ensino da Metade Sul. “Queremos construir, com as nossas universidades, o desenvolvimento da região como um todo”, salientou Alexandre Lindenmeyer.

Novos encontros entre as partes deverão ocorrer para aprofundar a discussão e estabelecer um plano de trabalho adequado às demandas de Rio Grande. Participaram da reunião o secretário de Coordenação e Planejamento, Neuto Jordano, e os representantes da área de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda do município, João Carlos Cousin e Huberlan Rodrigues.

Colaborou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Grande. Foto: Tiago Collares.

Publicado em 05/03/2013, na categoria Notícias.