Palestra sobre Pesquisa com Animais Marinhos e Programa Antártico Brasileiro

O LADOPAR (Laboratório de Doenças Parasitárias da Faculdade de Veterinária) convida para palestra no Projeto “Rodada de Difusão do Ensino e Pesquisa em Agronegócios” na próxima quinta-feira, dia 07 de março às 12horas no Auditório da Faculdade de Veterinária. A rodada tem entrada franca, mediante inscrição antecipada ou no local, com colaboração espontânea de um kg de alimento não perecível. O evento tem limitação de 150 vagas para estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia.

A palestra “Pesquisa com Animais Marinhos e vida animal em ambientes extremos” será proferida pelo professor Adalto Bianchini, Oceanólogo e Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da FURG. Bianchini, é professor titular e ex-coordenador do Programa Antártico Brasileiro. O professor abordará desde as suas experiências na Antártida como os efeitos fisiológicos de poluentes para a vida aquática como indicadores de poluição ambiental.

O projeto é uma iniciativa acadêmica dos estagiários do LADOPAR e coordenação docente que visa o estabelecimento de um fórum de discussão de temas tecnológicos em educação aproximando profissionais com experiência no setor e acadêmicos da UFPel, promovendo interações multidisciplinares. Conforme Mariah Silveira, coordenadora do comitê acadêmico da Rodada, “esta é uma oportunidade imperdível para a construção de conhecimento sobre o tema contaminação ambiental, amplamente discutido na mídia, nas ONGs e nas entidades de proteção ambiental”. O professor Bianchini tem sido referência mundial a partir das suas publicações citadas nas principais revistas internacionais sobre mecanismos de acumulação e toxicidade de contaminantes aquáticos, tais como metais, hidrocarbonetos, pesticidas, compostos nitrogenados e esgoto doméstico em animais de água doce, estuarina e marinha.

O comitê de organização confere certificado aos participantes.

Publicado em 01/03/2013, na categoria Notícias.