Em sua primeira viagem a Brasília como Reitor, Mauro Del Pino tem agendas no MEC e na Andifes

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, em sua primeira viagem a Brasília desde que assumiu o cargo, no dia 11 de janeiro, cumpre extensa agenda na Capital Federal, nestas terça (19) e quarta-feira. Nesta terça-feira o reitor participa de reuniões no MEC, sobre o Programa Mais Educação, sobre a avaliação da expansão universitária e sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Na quarta, a pauta é a reunião da Andifes, Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior.

A primeira reunião no MEC ocorre às 14h, sobre o Programa Mais Educação, que objetiva a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação científica e educação econômica. O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O encontro das 15h30min, na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, terá as participações do secretário de Educação Superior, Amaro Lins, do Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Messias, do Presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, e da diretora do Difes, Adriana Weska.

Serão tratados temas relativos à expansão do ensino superior, como a criação de quatro novas universidades, de 47 novos campi, Procampo, Ensino Médico, Sistema de Seleção Unificada, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Execução Orçamentária, Simec ( Módulo Obras), Conceito Preliminar de Cursos e Índice Geral de Curso.

No encontro seguinte, com começo marcado para as 19h20min, estará presente também o secretário executivo José Henrique Paim. Antes, ainda no MEC, às 17h30min, o reitor da UFPel participa de reunião sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil, que visa apoiar a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Andifes

Nesta quarta, Mauro Del Pino participa de sua primeira reunião da Andifes na condição de reitor da UFPel. O encontro tem a seguinte programação:

8h30 – Abertura e informes.

9h30 – Relação das universidades federais com as Fundações de Apoio e com a FINEP. Reitores Jesualdo Pereira Farias (UFC) e Anísio Brasileiro de Freitas Dourado (UFPE).

10h – Relatório do Reuni. Reitora Maria Lúcia Cavalli Neder (UFMT).

10h30 – Projeto Esplanada Sustentável. Forplad.

11h – Avaliação e regulação das Universidades Federais. Secretário Amaro Henrique Pessoa Lins (SESu); Secretário Jorge Rodrigo Araújo Messias (Seres); Presidente Luiz Cláudio Costa (Inep) e Presidente Robert Evan Vehine (CONAES).

12h30 – Almoço.

14h30 – Debate sobre o Projeto Esplanada Sustentável. Secretário José Henrique Paim Fernandes – Secretária Executiva (MEC).

15h30 – Nova carreira docente. Reitor José Roberto Scolforo (UFLA).

16h30 – Carreira Técnico-administrativos. Reitor Paulo Márcio de Faria e Silva (UNIFAL-MG).

17h – Reconhecimento de diplomas de graduação e pós-graduação.

17h30 – Assuntos gerais.

18h – Encerramento da CXVIII reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes.

Publicado em 19/02/2013, na categoria Notícias.