Hospital Escola debate aplicação do APH e 30 horas

aph.jpg A comunidade do Hospital Escola está discutindo a melhor maneira de regulamentar a aplicação do Adicional de Plantão Hospitalar (APH) a partir da jornada de 30 horas de trabalho. Reunião neste sentido foi realizada na tarde desta segunda-feira (18), no auditório do HE. Servidores técnico-administrativos do Hospital lotaram o auditório e debateram o tema em grupos de trabalho. As discussões foram embasadas por pesquisa realizada pela equipe da direção e assessoria do Hospital sobre o que existe em termos de APHs e 30 horas em Instituições da região.

O encontro foi aberto pelo reitor da UFPel, Mauro Del Pino, que reafirmou o compromisso da administração de realizar, em breve, uma reunião específica para tratar de temas do Hospital. O reitor disse que a ideia do trabalho do encontro era o de auxiliar na regulamentação, ou “desregulamentação” da questão da APH, até para ajudar no aspecto jurídico da questão. Del Pino referiu-se à desregulamentar porque, para que todos possam perceber o APH, seria preciso retirar o segundo parágrafo da Portaria que regulamenta o tema, que diz que para receber o benefício o servidor deve cumprir a jornada original de contrato. O primeiro parágrafo diz que a jornada de trabalho no HE será de 30 horas.

“Queremos discutir a APH a partir das 30 horas, o que fará fazer valer as 30 horas para todos”, afirmou o reitor. Mauro Del Pino ressaltou a importância da construção coletiva dos critérios, para que todos possam acessar o APH.  A Reitoria entende que a questão das 30 horas deve ter uma única regulamentação para todos dentro da Universidade. Hoje há portaria regulamentando o turno de trabalho na Reitoria e nas Pró-Reitorias.

Logo após a fala do reitor, manifestaram-se a diretora do HE, Julieta Fripp, e o assessor da direção do Hospital,  Sérgio Wotter, que apresentou relatório sobre o levantamento realizado na região sobre como outros hospitais lidam com a questão do APH e das 30 horas.

Foto: Ana Brod, Assessoria HE.

Publicado em 18/02/2013, na categoria Notícias.