Conselho Universitário recompõe 70 por cento de docentes

img_9371.jpg Em sua quarta sessão em menos de três semanas, o Conselho Universitário (Consun) da UFPel adequou, na sessão especial desta quinta-feira (7) à tarde, sua composição à legislação vigente, restabelecendo os 70 por cento de docentes na sua formação. A adequação se dará pelo acréscimo de seis docentes representantes de coordenadores de colegiados de cursos de graduação e de pós-graduação. Com isso, o órgão máximo da Universidade retoma condições de continuar seus trabalhos, entre eles os debates sobre a implantação da Constituinte Universitária, que deve dar uma nova redação ao Estatuto da Instituição.

img_9364.jpg Os novos docentes membros do Consun serão eleitos em pleito que deve ser realizado em até 30 dias. Eles serão representantes de três grandes áreas do conhecimento, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas. Serão quatro conselheiros dos cursos de graduação e dois dos cursos de pós-graduação. Na votação ocorrida nesta quinta-feira, esta proposta bateu, por 35 votos a 20, com um voto em branco, a apresentada pela representação discente, que propunha o aumento do percentual docente pela saída dos pró-reitores da composição.

Modernização

img_9354.jpg A partir de agora, as convocações dos membros do Conselho Universitário poderão ser feitas por meios eletrônicos. A medida foi aprovada em plenário e atualiza tecnologicamente as convocações, feitas até então somente em papel. Caberá aos conselheiros manterem seus endereços eletrônicos atualizados na Secretaria dos Conselhos. Como medida de segurança, as secretarias das unidades deverão receber também as convocações. Além disso, os suplentes receberão cópias das convocações, para ciência. As mensagens por celular também poderão ser usadas. As convocações serão publicadas, ainda, com destaque na página da Universidade.

Regularidade

O Consun deverá ter um calendário de reuniões mensais ordinárias previamente estabelecido. Esta foi a última resolução da sessão desta quinta-feira. Até o fim do ano, devem ocorrer pelo menos mais 11 encontros. Na próxima sessão, que ocorrerá em data a ser definida, será apresentado um indicativo de datas para as sessões, que deverão ser realizadas em dias alternados da semana, para não prejudicar as atividades acadêmicas dos membros.

Transporte

No fim da sessão, a representação discente usou a palavra para solicitar, à Reitoria da Universidade, apoio em suas reivindicações relativas ao aumento na tarifa e às condições do transporte coletivo para o campus Capão do Leão.

Publicado em 07/02/2013, na categoria Notícias.