Início do conteúdo

Pós em Física realiza seminário sobre isolantes térmicos

O Programa de Pós-Graduação em Física realiza nesta quarta-feira (6) mais um seminário. O palestrante da semana é o professor Sérgio da Silva Cava. O seminário “Patentear e publicar: Desenvolvimento de isolantes térmicos para aplicações aeroespaciais”, será apresentado às 16h, na sala 416 do prédio 13 do Departamento de Física, no Campus Capão do Leão.

O professor Sérgio da Silva Cava, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFPel, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Técnico e Extensão Inovadora do CNPq, nível 2. Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, principalmente nos seguintes temas: processamento cerâmico, materiais cerâmicos, síntese química, revestimentos cerâmicos e pigmentos inorgânicos.

Resumo

Para que uma instituição de ensino superior seja considerada de excelência, pelo menos 4 critérios são considerados: pesquisa acadêmica, qualidade do ensino, avaliação do mercado e inovação. Como exemplo de pesquisa e inovação, abordaremos o histórico de desenvolvimento de um projeto inovador de desenvolvimento de isolantes térmicos para aplicações aeroespaciais, desde a concepção da ideia atendendo ao edital Uniespaço da Agência Espacial Brasileira.

Durante o projeto, foram sintetizados materiais cerâmicos porosos constituídos de Al2O3 por meio do método de solução precursora de cátions replicados em matriz orgânica fibrosa. Micrografias a diferentes temperaturas durante o tratamento térmico, acompanhado por dados de análise termogravimétrica indicaram um passo-a-passo para a formação completa do material constituído de fibra cerâmica porosa. Dados de condutividade térmica mostram excelentes resultados, quando comparados com os dados da literatura, devido à influência direta da matriz orgânica como um biotemplate.

Os resultados mostraram que o corpo poroso Al2O3 é um excelente isolante térmico com aplicação direta como material isolante térmico. Com a conclusão do projeto, foi realizado um depósito de patente e publicação em periódico científico internacional. Além disso, foi inserido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, e que a participação de aluno do então recém-criado PPG deu origem à primeira dissertação de mestrado do PPGCEM.

Publicado em 04/02/2013, na categoria Notícias.