Turma da Engenharias de Materiais cria fantasias através da reciclagem

reciclagem.jpg O foco da realização da atividade “No Bloco da Sustentabilidade Saúde Rima com Atitude” foi a criação de produtos, especificamente fantasias e adereços para o Bloco Carnavalesco (fictício) da Engenharia de Materiais cujo tema enredo era a saúde da população a partir do hábito da reciclagem e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Tal iniciativa visou colocar em prática os conteúdos trabalhados em janeiro na Disciplina de Reciclagem de Materiais: “Ciclo de vida do produto”, “Meio ambiente e Sustentabilidade” e “Os caminhos do pensamento criativo”. Os alunos tinham que desenvolver, a partir da criatividade e de fundamentação teórica, produtos relacionados a cultura popular da região sul do país.

Em duplas ou individualmente deviam propor e construir fantasias com adereços, utilizando para sua confecção elementos da natureza e resíduos sólidos que poderiam ser provenientes da indústria, da área da construção civil, de eletroeletrônicos, da área de pneumáticos entre outros. Não poderiam ser utilizados resíduos perigosos ou de serviços de saúde.

Imagens dos resultados deste processo podem ser vistos em: https://www.facebook.com/grupodeaufpel

Esta atividade fez parte da investigação que está sendo desenvolvida  no Projeto de Pesquisa V.I.D.A. (Valorização de Ideias e Desenvolvimento Autossustentável)  que tem por base a metodologia da pesquisa-ação. O Projeto visa beneficiar tanto aos alunos como à comunidade em geral através do desenvolvimento de trabalhos práticos que ultrapassem as fronteiras do meio acadêmico e assumam novas formas de expressão baseadas em ações, que envolvam diferentes grupos da sociedade como cidade, comunidade, pais, estudantes e professores. Tem por foco a criação de material didático e metodologias de ensino que busquem a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade de um modo geral.

A professora Rosemar Gomes Lemos é a Coordenadora Geral do Projeto do qual fazem parte Profª Drª. Margarete Regina Freitas Gonçalves; Prof. M. Sc. Amilcar Oliveira Barum, Prof. M. Sc. Marivan da Silva Pinho, Profª M. Sc Jocelem Ribeiro, Microbiólogo Industrial Julian Poveda, Doutoranda Ana Paula Batista Araujo e os acadêmicos: Camila de Oliveira Cassepp, Jonas Theodoro do Marco, Maycow de Lima Toledo, Natalie Geny Silva Braz, Rubens Barbosa Leal e Andressa Duarte.

Publicado em 31/01/2013, na categoria Notícias.