Representantes do DMP realizam visita ao Biotério Central

visita.jpg visita-2.jpg visita-3.jpg Convidados a conhecer as instalações do Biotério Central da UFPel, estiveram em visita à unidade, no dia 18 de janeiro, a diretora do Departamento de Material e Patrimônio (DMP/UFPel), Kelly Romano Huckembeck, e o coordenador do Setor de Compras do Departamento, Joaquim de Figueiredo Passos.

Os visitantes foram recepcionados pelo chefe Adjunto do Biotério Central, assistente em Administração Roberto Ferreira de Araújo, que fez um relato sobre os Modelos Biológicos produzidos e mantidos pelo Biotério e sobre os diversos espaços físicos existentes.

Araújo informou que são criados, mantidos e reproduzidos no Biotério os seguintes modelos: hamsters, ratos, camundongos e, futuramente, coelhos e cobaias.

Foram feitas visitações in loco aos módulos propriamente ditos, com destaque ao Módulo de Produção Animal, considerado o carro-chefe do Biotério, por depender dele a Experimentação Animal. Com a finalidade de atender à demanda interna da UFPel, bem como também à demanda externa, através de parcerias e/ou convênios com outras Instituições públicas e privadas, são produzidos, criados e mantidos neste módulo os seguintes Modelos Biológicos: Ratos Wistar; Camundongos Swiss; Camundongos Balb C; Camundongos C 57 e Hamsters.

Atualmente, o Biotério Central da UFPel atende às solicitações da PUC/RS, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Laboratório Bioensaios de Análises e Unipampa, entre outras Instituições.

Além de estantes abertas, a unidade dispõe de racks ventilados, mini-isoladores e estantes ventiladas para Ratos e Camundongos.

Outro setor visitado foi o Módulo da Experimentação Animal, onde são realizadas as diversas pesquisas internas da UFPel, posteriormente aprovadas pela Comissão de Ética e Experimentação Animal da Universidade. Segundo Roberto Araújo, atualmente, os estudos conduzidos por diversos pesquisadores incluem pesquisas com células monoclonais e/ou com diversas doenças, entre as quais podem ser citadas Toxoplasmose, Salmonela, Comportamento Ambiental, Otite, Cicatrização, Células Cancerígenas, Câncer de Mama, Leptospirose, Vacinas BCG, Cicatrização por Laser, e pesquisas sobre Poluição do ar atmosférico de níveis de Ozônio e de Óxido de Hidrogênio. Na visitação foram descritas todas as rotinas diárias deste módulo.

“Gostaria de parabenizar a equipe do Biotério Central pelo excelente trabalho realizado na Unidade”, disse Kelly, ao conhecer as diversas rotinas de trabalho do Biotério.

A visita possibilitou aos membros do DMP conhecer o trabalho que a empresa terceirizada Araújo & Junqueira realiza em conjunto com os servidores pertencentes ao quadro da UFPel e o entrosamento existente entre o grupo de colaboradores.

“Dentro desta ótica, também registramos que além, de ser uma forma de mostrarmos nosso trabalho e divulgar aos gestores de nossa Universidade o que realmente é executado em nosso setor, também podemos mostrar as dificuldades enfrentadas e melhor justificar as nossas solicitações e demandas, para conseguirmos chegar a um Biotério de referência, com estrutura própria, metas e objetivos, e que, uma vez implantadas na totalidade as barreiras de segurança, venha a ser o biotério da Região Sul e do Mercosul”, concluiu o chefe adjunto, falando em nome do diretor da unidade, professor Éverton Fagonde da Silva, que naquele momento respondia pela direção da Faculdade de Veterinária.

Os espaços físicos do Biotério incluem as salas da Chefia; Secretaria, Sala de Aula; Refeitório; Lavanderia; Sala de Procedimentos; Sala Cirúrgica; Depósitos: rações, maravalha, materiais de limpeza e outros materiais de consumo; Oficina; Galpão de Eventos; e, os módulos específicos, ou seja, Módulo de Produção Animal, de Experimentação Animal, Cunicultura; além de Galpão dos Ovinos e Núcleo de Investigação Experimental em Aves e Coelhos.

Imagens

Na primeira foto, o colaborador Paulo César relata o funcionamento do Rack (Mini-isoladores) para criação de Ratos, com suas caixas individuais e com o sistema de troca de ar devido à diferença de pressão, evitando riscos à saúde animal e à saúde dos colaboradores que manuseiam os Modelos Biológicos.

Na segunda foto, são observadas as diversas matrizes que fazem parte da Colônia Piloto com os respectivos filhotes, chamados, antes de terem a pelagem, de “Neonatos”. Na estante localizada às costas dos visitantes observa-se uma Estante Ventilada onde ficam alojados os animais da Colônia da Demanda.

Na terceira foto aparecem os visitantes e um grupo de colaboradores do Biotério

Publicado em 23/01/2013, na categoria Notícias.