Palestra sobre Transferência Tecnológica na Embrapa

O LADOPAR (Laboratório de Doenças Parasitárias da Faculdade de Veterinária) realizou no dia 17 de janeiro, às 12 horas, no Auditório da Faculdade de Veterinária, mais uma rodada do Projeto “RODADA DE DIFUSÃO DO ENSINO E PESQUISA EM AGRONEGÓCIOS”, com a palestra do Engenheiro Agrícola Sergio ElmarBender, analista do Sistema de Transferência Tecnológica (TT) da EMBRAPA, acompanhado pelo Dr. Jorge Schafhäuser Junior, pesquisador da EMBRAPA, em temas com ênfase em Nutrição, Manejo e Alimentação Animal, atuando principalmente nos temas Sistemas de produção de bovinos de leite e corte. A rodada contou com mais de 80 participantes, entre estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, além de alguns produtores rurais.

A palestra”Estratégias e Produtos de Transferência Tecnológica (TT) da EMBRAPA para o Ensino, Pesquisa e Extensão em Agronegócio” foi proferida como um modelo de TT da EMBRAPA e é um serviço atuante em caráter nacional e regional, que trata da divulgação de resultados de pesquisa que podem ser adaptados e implementadospara a melhoria do desenvolvimento regional do Agronegócio.

Exemplos desta atividade demonstradas foi o desenvolvimento genéticos de plantas como o AzevémBRS Ponteio, uma variedade desenvolvida com alta capacidade adaptativa para produção de massa forrageira de ciclo longo de pastoreio de inverno e primavera para rebanhos de bovinos leiteiros e de corte, em manejos de integração lavoura pecuária na zona Sul.

Outra tecnologia transferida aos produtores leiteiros da região é o Laboratório de Qualidade do Leite, que disponibiliza tecnologias de diagnóstico que promovem melhoria de produto permitindo adequação aos conceitos de segurança alimentar na cadeia produtiva do leite com agregação de valor. Várias outras estratégias tem sido transferidas como o estabelecimento das chamadas Unidades de Observação em manejos de Integração Lavoura Pecuária e Floresta, que tem demonstrado incremento da sustentabilidade em propriedades rurais com triplicação do faturamento anual.

O palestrante apresentou e disponibilizou ainda segmentos de um vídeo institucionais da EMBRAPA que visaa aproximação dos elos da cadeia produtiva e inclui os segmentos de ensino pesquisa e extensão, fortalecendo a necessidade da participação de acadêmicos no sistema em estágios curriculares.

Na visão dos estudantes que participaram como enfatizou Mariane Roman, do curso de Medicina Veterinária,”é extremamente importante a atualização diária. O LADOPAR vem promovendo entre os graduandos a expansão dos conhecimentos”. Conforme Lucas Carbonari, filho de agricultores de Rondinha, acadêmico de veterinária, “a palestra foi muito interessante, visto que o tema é pouco abordado no currículo de ciências agrárias, porém o conhecimento é de fundamental importância para profissionais da nossa área.

O sistema agrossilvopastoril, que nos foi apresentado, é uma importante alternativa para incrementar a renda do produtor rural naspequenas propriedades”. A coordenadora acadêmica Mariah da Silveira Schuch, considerou “o evento como um sucesso, por proporcionar maiores atividades extracurriculares no intervalo das aulas no Campus Capão do Leão, dando maior urbanidade e aproveitamento das instalações da Faculdade de Veterinária”.

Publicado em 22/01/2013, na categoria Notícias.