Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa inicia formação na região

img_9124.jpg   Ações são coordenadas pela FaE/UFPel

Foram iniciadas na manhã desta segunda-feira(21), no Auditório da Faculdade de Direito, as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso formal assumido pelos governos federal e dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

Sob a coordenação de universidades públicas, o programa investe na formação continuada de professores alfabetizadores, disponibilizando-lhes os recursos e instrumentos necessários. O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo.

img_9108.jpg A solenidade de instalação da primeira semana de formação dos orientadores de estudo foi prestigiada pelo reitor da UFPel, Mauro Del Pino; pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Antônio Cruz;  pela diretora da Faculdade de Educação (FaE), Lúcia Maria Vaz Peres; pela vice-prefeita e secretária de Educação de Pelotas, Paula Schild Mascarenhas; pela secretária adjunta da Secretaria da Educação do RS, Maria Eulália Nascimento; pelo coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, Cirio Almeida e pela coordenadora do Pacto na UFPel, professora Ana Ruth Miranda (FaE).

Abrindo a cerimônia, Ana Ruth ressaltou o engajamento, em nível estadual, de 140 municípios, através da participação de cerca de 500 professores, que, na condição de orientadores, atuarão como multiplicadores junto a um universo de nove mil docentes.

O grupo está dividido em dois polos – Pelotas e Porto Alegre. O polo de Pelotas, sob a coordenação da UFPel, congrega 200 professores dos municípios da região.

“Trabalhamos não para oferecer um serviço público, mas para garantir um direito. A Universidade assume junto aos alunos das escolas e públicas e o governo federal o grandioso compromisso de qualificar a educação. Institucionalmente, a formação continuada necessita da criação desses espaços”, enfatizou a secretária adjunta de Educação do RS, Maria Eulália Nascimento.

De sua parte, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, professor Antonio Cruz, lembrou os compromissos assumidos pela atual gestão e que as ações na área da extensão universitária, que consolidam as relações com a comunidade, devem contemplar o apoio ao Ensino Fundamental. “Nosso empenho será no sentido de apoiar projetos como esse, que promovam a valorização dos professores”, concluiu.

Fechando a cerimônia, o reitor Mauro Del Pino destacou a importância histórica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ao promover uma nova qualidade para a educação pública do país. Del Pino disse que é preciso reverter o mau desempenho alcançado por escolas da região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e destacou a participação da Faculdade de Educação na coordenação das ações regionais do Pacto, através da atuação da professora Ana Ruth. “Está na hora de assumirmos nossa responsabilidade como Universidade”, sentenciou.

Entenda melhor

Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; a realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do terceiro ano do ensino fundamental; e, no caso dos estados, a apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

A formação continuada dos professores alfabetizadores deve garantir, dentre outros aspectos, as ferramentas para alfabetizar com planejamento. A alfabetização ocorre no dia-a-dia e deve ser voltada para cada um dos alunos. Portanto, o curso tem enfoque sobre os planos de aula, as sequencias didáticas e a avaliação diagnóstica, onde se faz um mapeamento das habilidades e competências de cada aluno, para traçar estratégias que lhe permitam aprender efetivamente.

As Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.

Veja outras informações no endereço http://pacto.mec.gov.br/.

Publicado em 21/01/2013, na categoria Notícias.