Início do conteúdo

Encontro aponta caminhos para desenvolver a pós-graduação na UFPel

mesa-1.jpg dsc_0567.JPG A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) pode contribuir com a qualificação dos cursos de pós-graduação da UFPel realizando processos transparentes e desburocratizados e oferecendo autonomia aos programas. Estas foram algumas das conclusões tiradas do evento chamado de Café dos Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação, uma realização da PRPPG, ocorrido na tarde da quarta-feira(16), no auditório do Centro de Pesquisas Epidemiológicas.

Foram realizadas rodadas de conversas entre os coordenadores para responder a questão “Como a PRPPG pode contribuir com a qualificação da pós-graduação na UFPel?”.

Ao final da discussão, o professor Jarbas Vieira, novo titular da área de Pós-Graduação da Pró-Reitoria, registrou em documento os principais pontos comuns relatados pelos coordenadores, entre os quais se destacam a necessidade de transparência na política de distribuição de recursos do Programa de Apoio à Pesquisa (PROAP); a desburocratização da obtenção de recursos junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a autonomia das coordenadorias dos PPGS para utilização dos recursos do PROAP.

São pontos também a clareza de critérios e transparência na distribuição de bolsas de iniciação científica; rubrica para a utilização de recursos para despesas em viagens; realização de visita in loco da Pró-Reitoria de Pós-Graduação a cada um dos cursos de Pós-Graduação, para conhecer a realidade particular dos programas e oferecimento de suporte técnico-administrativo de recursos humanos com qualificação adequada para o desempenho de funções dentro dos PPGs, em especial em nível de secretarias, de setores de informática e tecnologia da informação e laboratórios.

Os coordenadores registraram ainda as necessidades de planejamento transparente da definição de prioridades para emprego de recursos do CT-INFRA; de reformulação da rotina de solicitação de dados aos PPGs; da valorização do trabalho dos docentes que atuam em Pós-Graduação; da reformulação total do papel da Editora e da Gráfica da UFPel e da realização de reuniões sistemáticas entre os PPGS e a Pró-Reitoria.

Nova relação

dsc_0562.JPG A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante, em sua manifestação no evento, disse que o objetivo era começar uma nova relação da Pró-Reitoria com os Programas de Pós-Graduação. Ela apresentou os coordenadores de áreas da PRPPG, que são Luciano Agostini, de Pesquisa, e Jarbas Vieira, de Pós-Graduação.

dsc_0566.JPG O reitor Mauro Del Pino, que participou das etapas iniciais do evento, afirmou que os objetivos da administração são impulsionar os programas de pós-graduação e proporcionar maior integração entre os programas e a gestão. Ele fez referência ao Programa de Equalização das Condições de Ensino de Pós-Graduação, que tem programa semelhante para a graduação.

O reitor apresentou algumas das novas coordenadorias ligadas ao Gabinete, como a de Relações Interinstitucionais, que tem como titular Hemerson Pase, e a de Relações Internacionais, que tem como coordenador Gustavo Vieira.

“Queremos que todos os cursos de pós-graduação ganhem condições de atingir a nota máxima, como ocorre aqui com a Epidemiologia”, projetou o vice-reitor, Carlos Mauch, em sua fala no encontro. Ele completou afirmando que a administração central da Universidade fará tudo o que for possível neste sentido.

Com a colaboração da Assessoria de Imprensa do Centro de Pesquisas Epidemiológicas.
Fotos: Silvia Maria Pinto.

Publicado em 16/01/2013, na categoria Notícias.