Grupo faz, em francês, leitura dramática de Moliére

Dando sequência às atividades didático-artísticas neste semestre, acontecerá em única apresentação, no dia 26/01/2013, às 21h, no Teatro do COP (Rua Almirante Barroso, 2540), a leitura dramática em francês de importantes cenas da dramaturgia de Moliére, um dos maiores comediógrafos da história do teatro ocidental.

Esta atividade é resultado de um projeto de extensão que envolve uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e o Curso de Francês Gilda Maciel Alves.

A coordenação teatral é da professora do Núcleo de Artes Cênicas da UFPel Taís Ferreira e a coordenação de língua francesa é da professora (aposentada) do Curso de Letras da UFPel Maria Laura Maciel Alves. Alunos dos cursos de Letras e Design da UFPel participam do elenco e da produção da leitura dramática.

O projeto “Teatro em francês” está em sua terceira edição, apresentando anualmente leituras encenadas de clássicos da dramaturgia francesa.

O autor escolhido pelo grupo neste ano foi Molière, marco da comédia de caracteres e de costumes na França do século XVII, que criticou e satirizou em seus belos textos a sociedade da época e que se faz atual e pertinente até os dias de hoje.

Serão apresentadas cenas cômicas de cinco peças de Molière: O Burguês Fidalgo, O Doente Imaginário, Tartufo, As Sabichonas e O Avarento, em francês, porém entremeadas de trechos em português, possibilitando a compreensão das ações pelo público não familiarizado com a língua francesa.

Local: Teatro do COP, Rua Almirante Barroso, 2540
Data: 26/01/2013 (sábado)

Textos:
Molière (Jean-Baptiste Poquelin, Paris, 15 de janeiro de 1622 — 17 de Fevereiro de 1673)

Elenco:
Rafael Mendes, Maria Laura Maciel Alves, Mariana Barbieri, Carolina Piovesan, Taís Ferreira e Luísa Vargas.

Orientação de cena:
Taís Ferreira

Orientação de língua francesa:
Maria Laura Maciel Alves

Tradução dos textos de Molière:
Noemia Echenique Rego Magalhães

Traduções e resumos do programa:
Rafael Mendes, Carolina Piovesan e Luísa Vargas

Fotografia e material gráfico:
Mariana Barbieri

Trilha sonora:
Maria Laura Maciel Alves

Sonoplastia:
Júlia Costa Mendes

Apoio técnico e iluminação:
Ederson Pestano

Realização:
Núcleo de Artes Cênicas da UFPel e Curso de Francês Gilda Maciel Alves.

Publicado em 14/01/2013, na categoria Notícias.