Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física

Nesta quarta-feira(9), às 14h, na sala 209 do prédio 5 do Instituto de Física e Matemática (IFM – campus Capão do Leão), o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) da UFPel promoverá o seu primeiro seminário de 2013.

O palestrante desta semana é o professor Francisco A. Rodrigues, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos. Os dados do seminário são os seguintes:

Título: Estrutura e dinâmica de redes complexas

Autor: Prof. Dr. Francisco A. Rodrigues (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, São Carlos)

Resumo: Apesar de a Internet, a sociedade e o cérebro serem sistemas distintos, eles têm algo em comum: todos esses sistemas são formados por partes discretas que se conectam. Logo, esses sistemas podem ser representados por redes complexas.

A teoria das redes complexas permite analisar a estrutura, evolução e comportamento dinâmicos de sistemas naturais e artificiais que podem ser representados por grafos. Devido à generalidade usada na modelagem por redes, essa área de pesquisa tem um caráter altamente multidisciplinar. Essa palestra introduz os conceitos básicos de redes complexas e apresentar algumas de suas aplicações, incluindo biologia, ciência da computação, sociologia e engenharia. Também mostra como processos dinâmicos, tais como propagação de epidemias, fluxo de informações e sincronização de osciladores, podem ser simulados em redes. Finalmente, apresenta diversas possibilidades de pesquisa que podem ser desenvolvidas futuramente.

A coordenação é do PPGFis.

Publicado em 08/01/2013, na categoria Notícias.